Qual é o som da cidade?

Essa é a pergunta-chave que articula as atividades do Sinfonia na Cidade, coletivo científico-artístico da UFFS dedicado à criação, produção, mobilização e articulação de ideias inventivas em Paisagem Sonora. Dentre a agenda de atividades do coletivo, destaca-se a campanha de educação sonora desenvolvida anualmente, com destaque para as intervenções em comemoração ao Dia Internacional de Conscientização sobre o ruído, em parceria com o INAD Brasil.?
A campanha de educação sonora do Sinfonia na Cidade é desenvolvida em processos de co-criação com os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS Campus Erechim–RS. As propostas idealizadas nessa atividade de sensibilização da escuta são objeto de prototipação e intervenção em espaços públicos da cidade. As intervenções já realizadas pelo coletivo envolvem instalações sonoras, passeios sonoros, oficinas e jogos, com ênfase no valor patrimonial do ambiente sonoro urbano.?
Confira algumas atividades desenvolvidas pelo coletivo em comemoração ao INAD Brasil nos anos de 2018 e 2019!
? Manifestos do Silêncio, configurados como intervenções urbanas associadas a performances artísticas em zonas de saturação acústica da cidade, com a distribuição gratuita de protetores auriculares personalizados com a frase “Aproveite o silêncio”.
? Vamos a pé? É uma série de oficinas de passeios sonoros explorando o andar como estratégia artística e lúdica para mapeamento poético de trajetos da cidade utilizando sons associados a desenhos, palavras e coleta de achados;
?? Sons e Memórias, instalação artística itinerante como espaço de experimentação que permite aos espectadores a fruição estética de paisagens sonoras cotidianas da cidade, criando desenhos das suas memórias sonoras.
Texto por Marcela Maciel.