CAMPANHA INAD BRASIL 2022

O Tema e o Lema:

Todos os anos o INAD Brasil traz um tema e um lema para a destacar a importância dos cuidados relativos aos impactos do ruído na vida cotidiana e realidade de nosso país. A poluição sonora é um mal que afeta todo o planeta, causando prejuízos à humanidade e ao meio ambiente.

Os efeitos adversos do ruído na saúde humana e qualidade de vida são detectáveis em todas as idades, desde o período gestacional, passando pela infância e adolescência e culminando na vida adulta e velhice.

Como tema, neste ano de 2022 nossa atenção se volta aos efeitos do ruído na infância, trazendo o lema “Na infância, diversão e proteção. Ruído não!”. A partir do tema e lema, visamos chamar a atenção aos impactos da presença de ruído na vida da criança, que pode comprometer seu desenvolvimento, aprendizagem, interação social e saúde.

Os Embaixadores:

Para sensibilizarmos todos os públicos e, principalmente, o infantil, neste ano contamos com os personagens Sofia e Otto, de autoria do cartunista gaúcho Pedro Leite, como embaixadores do INAD Brasil 2022.

Sofia e Otto são personagens que compõem uma família que trata de temas do cotidiano de uma maneira crítica e divertida em uma série de livros infantis e quadrinhos de autoria de Pedro Leite. Sofia e Otto já destacaram temas como amizade, amadurecimento, diversidade, brincadeiras, pandemia e tantos outros que evidenciam o quanto são antenados e engajados. Perfeitos para nos apoiarem na conscientização sobre o ruído na infância!

Pedro Leite é uma das referências nacionais como cartunista, ilustrador e publicitário, premiado em 2013 como melhor Franzine (Troféu Angelo Agostini) e em 2016 como o melhor Web Quadrinho (Troféu HQ Mix). É possível conhecer um pouco mais sobre Sofia e Otto em https://www.sofiaeotto.com.br/. Valeu, Pedro, por permitir que Sofia e Otto apadrinhem nossa causa neste ano!

Ruído na Infância: 

Para o bebê, a exposição ao ruído pela mãe durante o período gestacional pode acarretar problemas no desenvolvimento fetal, bem como representar risco à audição. Adiante, ao nascimento, o ambiente hospitalar de antemão já apresenta fontes sonoras prejudiciais, tal como ruído da incubadora, da rotina e de equipamentos hospitalares. Ao longo do desenvolvimento infantil, além das fontes de ruído que afetam a pessoas de todas as idades, destacam-se aqueles relacionados aos brinquedos sonoros, eventos musicais e esportivos, parques de diversão indoor e outros ambientes de entretenimento, uso de estéreo pessoais, além dos gerados no ambiente escolar.

Os efeitos da exposição a sons intensos podem representar risco à saúde física, mental e social, além de prejudicar a comunicação, aprendizagem e desempenho escolar da criança. Por se tratar de efeitos cumulativos, pode acarretar maior suscetibilidade a outros problemas de saúde ao longo da vida.

Quando pensamos em infância, somos remetidos à alegria, inocência, cuidado, proteção e muita diversão! Não há espaço para riscos à saúde, desenvolvimento e vida das crianças. Na infância, diversão e proteção. Ruído não!

Participem INAD Brasil 2022!

Proteger a saúde é primordial. Considerando que a audição é um bem tão delicado e parte da saúde, então vamos cuidar dela com dedicação e carinho. Por isso, em consonância com proposições afins, o INAD Brasil também pretende ressoar o tema do Dia Mundial da Audição (https://www.who.int/campaigns/world-hearing-day/2022) proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março deste ano: “To hear for life, listen with care!” (“Para ouvir por toda a vida, ouça com cuidado!”, em tradução livre para o português), intensificando a visibilidade ao novo padrão internacional para audição segura em locais e eventos em que se registra o uso da música amplificada, publicado recentemente pela OMS (https://www.who.int/news/item/02-03-2022-who-releases-new-standard-to-tackle-rising-threat-of-hearing-loss).

Viu só? Argumentos não faltam para que você se junte a nós nesta campanha! Devemos cuidar e nos proteger.

Ah! É preciso lembrar sempre que as condições impostas pela Pandemia da Covid-19, embora amenizadas, não acabaram. Infelizmente ainda temos registro de muitos problemas relacionados aos males à saúde em diversas direções.  Portanto, recomendamos que todas as ações sejam realizadas sem representar riscos à população. Continuamos incentivando atividades virtuais, por contribuírem com a proteção dos participantes e possibilitar maior alcance. Para tanto, as artes da campanha continuam voltadas para a internet e as mídias sociais, por exemplo, Instagram e Facebook. Arquivos em png com fundo transparente estão disponíveis para serem usados como moldura (frame) para fotos de perfil e demais criações. Confira no site e no nosso repositório do GitHub. As artes podem ser usadas no Canva, Photoshop, Corel Draw, Illustrator e até no Paint. Os elementos gráficos da campanha estão disponíveis também separadamente, com isso, é possível também criar sua própria arte! Fique livre para criar e compartilhar. =]

Siga-nos nas redes sociais e republique nossos materiais.

Para completar nosso post, finalizamos deixando o link do INAD Internacional (https://noiseawareness.org/).