Apresentação

A poluição sonora é um dos agentes que mais afeta o planeta. Dada a sua repercussão na saúde e no meio ambiente, é considerada um problema de Saúde Pública mundial. Por conviver diariamente com o barulho, a humanidade está acostumada com sua presença e, em muitos casos, não percebe seus efeitos maléficos na saúde e na qualidade de vida. O resultado disso é que, infelizmente, tem crescido a incidência de perdas auditivas causadas pelo ruído, inclusive em crianças e adolescentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 120 milhões de pessoas no mundo têm a audição afetada pelo ruído. Além da perda auditiva, há que se considerar os efeitos extra-auditivos da poluição sonora na saúde e no ambiente.

Por este conjunto de fatores, desde 1996, na última quarta-feira do mês de abril, a League for the Hard of Hearing, atualmente o Center for Hearing and Comunication, promove mundialmente um evento de conscientização, que consiste em 60 segundos de silêncio, para destacar o impacto do ruído na vida cotidiana, proporcionando aos participantes uma pausa e uma oportunidade de conscientização sobre um problema que atinge a todos no lugar onde vivem, trabalham, estudam ou se divertem.

No Brasil, a campanha é promovida desde 2008 e assumiu o nome INAD Brasil (seguindo o nome original International Noise Awareness Day ou INAD) ou Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído. Ao longo dos anos o INAD Brasil firmou parcerias importantes, contando desde a primeira edição com o apoio da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac) e diversas universidades. A partir de 2009 passou a receber apoio institucional também da Academia Brasileira de Audiologia (ABA), de 2010 da Universidade Federal de Santa Maria e em especial do Curso de Engenharia Acústica desta universidade. Desde 2017, contamos também com o apoio do Conselho Federal de Fonoaudiologia, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e com a parceria do Programa Dangerous Decibels Brasil e do Projeto EducaSom, Decibéis do Bem.