Ruído no trabalho? Prevenção é a solução!

Texto: Equipe Fiocruz e INAD Brasil

Todos os anos a campanha do Dia Internacional sobre o Ruído no Brasil (INAD Brasil) traz um tema e um lema para destacar os impactos do ruído na vida cotidiana, dando destaque aos prejuízos e cuidados relativos a um aspecto em específico. Em 2024, o tema é ruído no trabalho e seus efeitos sobre a saúde, tendo como lema:

  • Ruído no trabalho? Prevenção é a solução!

Com esse lema, o INAD Brasil busca:

  • Contribuir para a conscientização sobre aspectos relativos aos efeitos do ruído na saúde dos trabalhadores;
  • Destacar a importância da prevenção à exposição sonora para a saúde do trabalhador;
  • Relacionar a influência das características do ambiente de trabalho sobre a propagação e exposição sonora; ​e
  • Apresentar aspectos relativos à gestão do ambiente sonoro que contribuem para a prevenção.​

Há muitos anos, o ruído tem sido identificado como um importante fator de risco à saúde dos trabalhadores.​ Internacionalmente, vem sendo objeto de preocupação de organismos como a Agência de Proteção Ambiental (EPA), o Instituto Nacional de Pesquisa e de Segurança – INRS (França), a Administração de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA) e Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), levando à elaboração de planos de ação significativos com o objetivo de controlá-lo.​ No Brasil, a política de gestão do ruído abrange tanto o ruído ambiental quanto o ruído no ambiente de trabalho, sendo regulada por legislações e normas específicas.

Mundialmente, o ruído tem sido relatado como a principal fonte de incômodo entre os trabalhadores. A exposição ao ruído pode acarretar efeitos diretos e indiretos.

Os efeitos diretos são perda auditiva temporária ou permanente (surdez). Os efeitos indiretos são: dor de cabeça, tontura, fadiga, zumbido, dificuldade de concentração, tensão muscular, elevação da pressão arterial, náuseas, aceleração dos batimentos cardíacos, irritabilidade, impotência e estresse.

Além disso, o trabalho em ambiente ruidoso pode aumentar o risco de acidentes do trabalho devido ao:

  • Mascaramento de sinais de alerta;​
  • Dificuldades de comunicação verbal; ​
  • Dificuldade de manutenção da ​atenção e concentração;​ e
  • Efeitos sobre o sono, estresse e fadiga excessiva.

O INAD Brasil 2024 também tem como objetivo conscientizar a população sobre o efeito combinado da exposição ao ruído e a substâncias ototóxicas no ambiente de trabalho. Isso significa alertar os trabalhadores para os riscos que enfrentam em relação aos problemas de audição, que podem ser agravados quando a exposição ao ruído está associada a certos metais, substâncias asfixiantes, solventes orgânicos e medicamentos.

O lema “Ruído no trabalho? Prevenção é a solução!”  aponta a necessidade de se adotar o princípio da prevenção, de modo a proteger a saúde dos trabalhadores. Sempre que possível, deve-se adotar ações com foco na redução do ruído e a compra de equipamentos deve sempre considerar a menor emissão sonora.

Observa-se que a exposição a níveis moderados de ruído, embora não resulte necessariamente em perda auditiva, pode causar incômodo e, como resultado, levar ao surgimento de tensão, irritabilidade, doenças cardiovasculares e outros efeitos indesejados associados ao ruído. Portanto, em ambientes de trabalho, embora a legislação trabalhista abarque níveis de ruído insalubres com foco na perda auditiva (NR 15), é importante também considerar os níveis de incômodo adequados ao tipo de atividade desenvolvida (veja a norma NBR 10152: corrigida em 2020).

Em 2024, o INAD será celebrado no dia 24 de abril. Entre 14h15 e 14h16, faremos 60 segundos de silêncio, para destacar o impacto do ruído em nossas vidas.  🔖 Anote em sua agenda! Fique ligado(!), embora a denominação da campanha sugira “um dia”, como em todos os anos, incentivamos a promoção de atividades ao longo do ano, de forma duradoura em detrimento de pontuais, considerando nosso objetivo de conscientizar para a mudança de hábitos na população em geral. Participe, ressoe o lema “Ruído no trabalho? Prevenção é a solução!